2015-2017 – brasil, fábrica de sonhos – pesadelo?

Brasil, fábrica de sonhos – pesadelo? – um estudo sobre a alma brasileira contemporânea

Este projeto teve como objetivos:

  1. Um novo processo de Criação artística: estudos sobre a alma brasileira contemporânea.
  2. Estruturação de nosso Núcleo de Pesquisas Teatrais: uma investigação sobre diferentes formas de interlocução e troca artística, com foco nas dinâmicas do processo criativo; dividido em dois módulos pilotos: compartilhamento de metodologias de elaboração artística e acompanhamento do novo processo criativo da companhia.
  3. Programação do espaço da companhia.

I. NOVA CRIAÇÃO: Estudos sobre alma brasileira

Esta atividade resultou no espetáculo DaTchau – Rumo à estação GrandeAvenida e teve como base quatro materiais de investigação: as manifestações de 2013 vistas através do olhar de um cidadão da classe média urbana – indignado com o “estado das coisas”; os romances de Chico Buarque e textos do escritor italiano Primo Levi como materiais de estudo histórico e humano para a elaboração da dramaturgia; a irreverência popular de Adoniran Barbosa; e por fim nossa pesquisa sobre os limites entre as linguagens épicas e dramáticas para a elaboração da encenação e das performances cênicas de atrizes e atores.

Como parte do processo, foram oferecidos ao público dois cursos extensivos (Questões da hegemonia cultural e Sonhos sonhos são: os personagens dos romances de Chico Buarque) e seis debates temáticos.

II. NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS

Em formato piloto, a companhia iniciou um conjunto de atividades de estruturação mais completa de seu processo de interlocução, troca e orientação de outros artistas e grupos.

As atividades foram desenvolvidas em duas frentes: Orientação de projetos artísticos (para grupos e artistas independentes) e Acompanhamento do processo criativo (para artistas e pesquisadores, que acompanharam o processo de criação do novo espetáculo).

III. PROGRAMAÇÃO DO ESPAÇO DA COMPANHIA

Dividida a partir de desdobramentos devidos tanto à pesquisa em curso como ao histórico da companhia, teve o seguintes formato:

  • um ciclo em homenagem a Mário de Andrade, na passagem do 70º aniversário de sua morte
  • resultados artísticos de nosso projeto anterior
  • espetáculos de nosso repertório utilizados como balizas para a nova criação
  • saraus e apresentações musicais especialmente criados para esta programação.

Para maiores informações e acesso a materiais produzidos durante este projeto, escreva para feijao@companhiadofeijao.com.br.