2007-2009 – utopia (pra que te quero!)

Utopia (pra que te quero!) – dez anos de Companhia do Feijão

Comemorando uma década de trabalho, iniciamos no final de 2007 uma nova pesquisa, ancorada em diversas atividades.

Mostra de repertório: Em nossa sede foram apresentados até julho de 2008 cinco de nossos espetáculos, numa revisão dos caminhos trilhados até então. Além de Pálido colosso, o público reviu Nonada, Reis de fumaça, Mire veja e O ó da viagem, este último merecedor de um processo de recriação e nova produção por ter sido o primeiro espetáculo fruto do trabalho sobre o ator/narrador e de uma mais atenta observação sobre o homem e as realidades brasileiras. Este espetáculo, de 1999, foi responsável por “polir” nossas lentes, esta a importância de seu resgate para esta retrospectiva.

O novo tema, ancorado na obra de pensadores universais, iria originar muitos questionamentos e experiências estéticas. Um primeiro resultado, intimamente ligado à trajetória de investigações estéticas e temáticas do grupo, foi o espetáculo Veleidades tropicaes.

Historicamente, nossa primeira trilogia (O ó da viagem, Antigo 1850 e Mire veja) pesquisou o Brasil a partir de suas diferenças regionais e sociais. Partimos então em direção à “alma” do homem brasileiro e o resultado dessa fase foi uma nova espécie de trilogia: Reis de fumaça, Nonada e Pálido colosso.

Agora, para onde estamos indo? Onde foi parar a esperança que nos moveu dos anos 1960 até logo depois da abertura? Qual será o lugar da utopia na alma do brasileiro? Ela existe? Como toma forma em seu imaginário? Quais as perspectivas para o nosso futuro foi a pergunta que marcou os dez anos da Companhia do Feijão.

A além da mostra de repertório e da pesquisa, houve um seminário sobre o tema utopia, reunindo estudiosos e público em nossa sede, ensaios abertos e um curso extensivo de criação teatral para jovens artistas e grupos nas quatro regiões cardeais da cidade. Além do compartilhamento de nossa metodologia, o encontro com os participantes do curso funcionou como campo de observação e pesquisa prática sobre o tema do projeto. Ao final, os resultados cênicos foram apresentados ao público na sede da companhia.

Para maiores informações e acesso a materiais produzidos durante este projeto, escreva para feijao@companhiadofeijao.com.br.