cursos e oficinas

Oficina APROXIMAÇÃO AO DISTANCIAMENTO DE B. BRECHT

Em setembro trazemos ao Feijão a oficina Aproximação ao distanciamento de B. Brecht, ministrada pela atriz e diretora argentina Laura Brauer. Trata-se de uma primeira abordagem teórica e prática em torno das propostas de Bertolt Brecht para o teatro.

Sinopse

A oficina tem o objetivo de gerar um espaço para a reflexão e diante da ação conjunta possibilitar aos participantes interações que façam o corpo pensar, deem peso à palavra e transformem o ator em interlocutor do espectador. O intuito é buscar o sentido do discurso para a sua realização, fazer do palco um reflexo que permita um olhar crítico e preparar a cena para que daí advenha à análise e desta forma construir um teatro crítico que dialogue e não um que “diga”, que esteja à frente e não atrás de seu público.

Atividades

Exercícios brechtianos preparatórios. Encenações que estimulam o pensamento crítico. Trabalho de atuação com cenas. Análise da ação. Diálogo ator-personagem-distância. Pensamento crítico em cena. Trabalho para evidenciar contradições. Debate e problematização em torno das temáticas tratadas. Observação crítica e análise. Aproximação com o material teórico.

Conteúdo

– Introdução. Aproximação ao distanciamento de Brecht: Primeira distância com a fábula: narração. Enunciação da ação. Trabalho de conscientização acerca das alternativas. Escolhas.
– Teatro didático ou teatro de aprendizagem: Desmecanização do corpo e postura ideológica. Exploração de outras possibilidades expressivas. O que se quer ensinar? Exploração de meios para pôr em cena aquilo que se escolheu como primordial.
– Teatro épico. Abordagens rumo a um teatro dialético: Mostrar e evidenciar a alienação e a liberdade de cada personagem. Busca do ponto de vista “historizante”. Conscientização do que se faz para desnaturalizá-lo como inamovível e inquestionável. Não se trata de simplificar a caracterização, mas de desdobrar a contradição. Distanciamento. Sempre é em primeira pessoa (eu-ator), sempre em terceira pessoa (o autor/o personagem/o outro).

Período e Local

  • Quando: 18, 19, 21 e 22 de setembro de 2017, das 14h30 às 18h30h
  • Onde: Companhia do Feijão – Rua Dr. Teodoro Baima, 68 – República – com acesso a cadeirantes

Custo e Inscrições

Para outras informações e/ou consultas escreva para feijao@companhiadofeijao.com.br.