OFICINA GRÁTIS em maio – EXPLORAÇÕES DA FORMA CABARÉ

OFICINA – maio 2018

Explorações da forma Cabaré – com Renan Tenca e Fernanda Haucke

A Companhia do Feijão abre seu processo criativo em uma oficina prática de pesquisa, gratuita, coordenada pelo ator e diretor Renan Tenca e pela atriz e coreógrafa Fernanda Haucke. A atividade faz parte do projeto PERVERSIDADES BRASILEIRAS (A hora do show), contemplado pela 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Conteúdo

Nos encontros serão explorados procedimentos derivados do estudo da forma cabaré, suas respectivas influências na tradição revisteira no Brasil e seus frutos na indústria cultural, estabelecendo como critério para a investigação as experiências estéticas vinculadas à transgressão da normatividade, à revisão crítica de atualidades e à experimentação artística (cabarés literários). Para isso, investigando elementos cênicos estruturais como coreografia, música, performance e dramaturgia, o trabalho buscará explorar um conjunto de práticas que possibilite abordar a atualidade brasileira sob o ímpeto de provocação, narratividade e humor – considerando, finalmente, de que forma determinados aspectos do nosso tempo (como o audiovisual, a Internet e os meios de comunicação de massa) determinam subjetividades e, portanto, desafios para a elaboração de uma plataforma contemporânea que possibilite a atuação cabareteira de mestras e mestres sem cerimônia.

  • Público: Artistas interessados(as) em teatro, dança, performance, música e audiovisual
  • Vagas: 20*
    • *além do limite estabelecido em 20 participantes, haverá outras vagas para funções específicas na pesquisa, assim distribuídas: figurino (4 vagas), composição musical (4 vagas), edição e operação de som (2 vagas) e edição e operação de vídeo (2 vagas).
  • Carga horária: 20 horas
  • Datas – de 22 a 26 de maio de 2018
    • 22 a 25 de maio – terça a sexta – 18h às 22h
    • 26 de maio – sábado – 15h às 19h
  • Custo: gratuito
  • Local: Companhia do Feijão – R. Dr. Teodoro Baima 68 – República
  • Inscrições: até 18 de maio pelo endereço cabare@companhiadofeijao.com.br, incluindo currículo resumido, carta de interesse e um material (vídeo, foto, texto, áudio etc.) diante do qual é preciso RIR PARA NÃO CHORAR (de autoria ou não do candidato)
  • Resultados: contato direto com os selecionados e publicação no site (companhiadofeijao.com.br) e facebook da companhia até 21 de maio

Exibição de filmes – atividade complementar

Como conteúdo complementar à carga horária da oficina, serão exibidos 3 filmes ligados ao tema, com presença recomendada aos participantes selecionados e abertos ao público: Cabaret (Bob Fosse), Dzi Croquettes (Tatiana Issa e Raphael Alvarez) e Império dos sonhos (David Lynch). Datas – 22, 23 e 24 de maio – terça, quarta e quinta – 16h

Os condutores

Renan Tenca | Formado em Atuação pela Escola de Arte Dramática (EAD-ECA-USP) e em Direção Teatral pelo Bacharelado em Artes Cênicas (CAC-ECA-USP). Coordenador da plataforma KBR (2016), voltada para a investigação da atualidade da forma cabaré em perspectiva crítica a objetos e temas da mídia e da indústria cultural. É diretor, dramaturgo e performer no espetáculo Cabaré García! (2015) e integrou o núcleo artístico do grupo Teatro de Narradores entre 2011 e 2016.

Fernanda Haucke | Atriz, bailarina e produtora. Formada em atuação pela Escola de Arte Dramática (EAD-ECA-USP). Integrante da Companhia do Feijão desde 2002, onde coordenou núcleos criativos sobre linguagens não-verbais e sobre guerras desconhecidas do Brasil. Desde 1997 participa dos workshops da companhia francesa «à fleur de peau», com Denise Namura e Michael Bugdahn, e em 2015 obteve certificado na técnica Ivaldo Bertazzo.

Realização: Companhia do Feijão / Cooperativa Paulista de Teatro / Programa Municipal de Fomento ao Tetro para a Cidade de São Paulo / Prefeitura de São Paulo – Cultura

Este projeto foi contemplado pela 31ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

Esta entrada foi publicada em Atividades de formação e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.