Como parte de nosso novo projeto Brasil, fábrica de sonhos – Pesadelo?, abrimos nossa sede a espetáculos e encontros artísticos em homenagem à passagem do 70º aniversário da morte de Mário de Andrade, com a participação do núcleo artístico da companhia e convidados.
Os encontros são inspirados na Casa da Tia Ciata (Hilária Batista de Almeida), que ficava no centro do Rio de Janeiro e foi frequentada por Mário de Andrade, que a mencionou no romance Macunaíma (capítulo VII, Macumba). Lá as festas eram famosas; além das celebrações de raiz africana, também se reuniam músicos e compositores importantes, anônimos e famosos, em festas profanas nas quais se destacavam as rodas de partido-alto. Dos seus frequentadores habituais, que incluíam Pixinguinha, Donga, Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Sinhô e Mauro de Almeida, nasceu o samba.
A partir do tripé sala-cozinha-terreiro, espaços básicos de uma casa imaginária, entre os dias 8 e 11 de outubro a sede da companhia recebe um conjunto de apresentações ligadas à cultura erudita (sala), popular (cozinha) e de raiz africana (terreiro); temporadas dos espetáculos Manuela e O ó da Viagem, inspirados na vida e em obras de Mário de Andrade, completam a programação comemorativa em outubro e novembro.
Haverá ainda uma apresentação especial do espetáculo Manuela no dia 9 de outubro, dia de nascimento do homenageado, na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade, que funciona na casa onde morou o escritor.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA – 9 a 11 de outubro de 2015
na Sede da Companhia do Feijão
- dia 9, sexta-feira, 22h – dia de nascimento de Mário de Andrade
- Show – Safadezas do samba
- Leitura – Primeiro de maio
- dia 10, sábado, 2oh
- Espetáculo – Manuela
- Show – Bloco Afro Ilú Obá de Min canta Maria Carolina de Jesus
- dia 11, domingo, 20h
- Espetáculo – Manuela
- Sarau – poemas de Mário de Andrade
na Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade
- dia 9, sexta-feira, 19h – apresentação especial
- Espetáculo – Manuela
APRESENTAÇÕES
Safadezas do samba
Divertidas crônicas construídas pela Cia. do Tijolo a partir do diálogo entre sambas das décadas de 1920, 30 e 40 e a realidade brasileira atual.
Conto de Mário de Andrade
Primeiro de maio, publicado em Contos novos – com Rodrigo Mercadante.
Poemas de Mário de Andrade
Extraídos das obras Há uma gota de sangue em cada poema, O carro da miséria e Lira Paulistana – com Fernanda Rapisarda e Guto Togniazzolo.
Ilú Obá de Min canta Carolina Maria de Jesus
No ano em que comemora 10 anos de existência, o Bloco Afro Ilú Obá De Min, com seus djembés, xequerês, agogôs, alfaias, dança e voz, homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus.
Manuela
Manuela é uma história de amizade entre o escritor e sua máquina de escrever. É o nome dado a ela por Mário de Andrade, em homenagem ao escritor e amigo Manuel Bandeira. É do ponto de vista da máquina a narrativa da história. É ela que conta quem foi esse brasileiro, através da poesia e da correspondência do morador da Lopes Chaves e das suas reflexões de companheira.
- Concepção e dramaturgia: Vera Lamy
- Em cena: Vera Lamy e Lincoln Antonio
- Direção musical e música original: Lincoln Antonio
- Preparação vocal: Rodrigo Mercadante
- Preparação corporal: José Romero
- Cenografia: Pedro Pires
- Iluminação: Zernesto Pessoa
- Imagem: Leandro Goddinho
- Operação de luz: Rafael Araújo
Endereços:
- Companhia do Feijão – R. Dr. Teodoro Baima 68 – República
- Oficina da Palavra Casa Mário de Andrade – R. Lopes Chaves 546 – Barra Funda