NÚCLEOS TEMÁTICOS 2014 – novo projeto em andamento

Dentro do novo projeto artístico da companhia contemplado pelo Programa de Fomento – Pensar o impensável, querer o impossível -, apresentamos as linhas gerais de nossos 7 novos núcleos temáticos de estudos e trabalhos práticos, já iniciados. Todos os núcleos deste novo projeto preveem atividades complementares como oficinas, grupos de estudos, encontros livres, palestras, leituras, exibições de filmes e mostras cênicas, a serem divulgadas neste espaço. Veja a seguir:

 1: Núcleo A Copa vista da cozinha – projeto relâmpago

coordenação de Pedro Pires

Grupo Livre de autores que tem como tema a Copa do Mundo a partir de um ponto de vista diferente. Desvinculado, ou ainda em contraponto, às grandes ações da Copa como um grande negócio Internacional, ou ainda, brasilianamente falando, como um grande negócio público-privado, este grupo produz textos (nos formatos de contos, crônicas e cenas teatrais) que serão apresentados numa programação especial na sede da companhia durante a Copa do Mundo (junho de 2014). Para participar basta se inscrever pelo e-mail abaixo, enviar textos, participar das leituras e discussões virtuais do grupo e entrar na agenda dos encontros presenciais (a serem agendados).

2: Núcleo De mim já nem se lembra – Os bons exemplos concretos

coordenação de Pedro Pires

Trabalhos dramatúrgicos e de construção cênica baseado na obra De mim já nem se lembra, de Luiz Ruffato, e nas obras e biografias de Patrícia Galvão (Pagu) e Maurício Tragtenberg, colocando o trabalhador em foco e as ideias e as pessoas que estiveram e se posicionaram do seu lado – os bons exemplos que nos foram legados. Este núcleo é integrado por atores e dramaturgos.

3: Núcleo Bico do Papagaio

coordenação de Fernanda Haucke

Estudos e experimentos cênicos a partir de histórias obscuras ou fatos nebulosos da história nacional, tendo como base duas frentes de pesquisa: Guerrilha do Araguaia e Guerras desconhecidas do Brasil do século XX. O núcleo trabalha com as linguagens não verbal e narrativa, estabelecendo também parcerias com outros artistas e coletivos envolvidos em pesquisas semelhantes.

  • encontros: frente Araguaia: terças-feiras das 18h às 22h                                                                    frente Guerras desconhecidas: quintas-feiras das 15h às 19h
  • contato: guerrilha@companhiadofeijao.com.br

4: Núcleo A conta do vigário

coordenação de Zernesto Pessoa

Estudos teóricos e práticos a partir do dinheiro como ficção social, desde a moeda e a posse em si até questões específicas, como a da dívida externa brasileira. Núcleo formado por atores e dramaturgos em busca de uma dramaturgia autônoma.

 5: Núcleo E o palhaço… Pode ser?

coordenação de Guto Togniazzolo e Flávio Pires

Exploração das possibilidades das linguagens do palhaço e circense quando inseridas no âmbito épico, a partir de um estudo da sucessão de movimentos artísticos voltado à concepção de movimento e evolução, a transgressão e o politicamente incorreto. Núcleo interno à companhia, com oficinas abertas a interessados.

6: Núcleo Lopes Chaves 546 – correspondências e poemas

coordenação: Vera Lamy / ator convidado: Rodrigo Mercadante

Estudos e construções cênicas a partir de poemas e correspondências de Mário de Andrade: forma e significação da palavra em paralelo com o estudo físico e técnico na elaboração cênica do poeta que diz o poema. Temas: o poeta e a cidade, o nacionalismo e a grandeza épica. Núcleo igualmente interno à companhia, com oficinas abertas a interessados.

7: Núcleo Ditirambos Brasileiros

coordenação: Flávio Pires

Grupo formado exclusivamente por nosso núcleo artístico, para o prosseguimento de investigações musicais e revisitação do repertório musical de nossos espetáculos, tendo como foco o aprimoramento técnico de execução e criações cênico-musicais.

Esta entrada foi publicada em Atividades de formação, Encontros abertos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.